Alunos vencedores do Torneio Mineiro de Robótica recebem bolsa da Fapemig

JC e-mail 4230, de 01 de Abril de 2011.
Alunos vencedores do Torneio Mineiro de Robótica recebem bolsa da Fapemig
Eles integram três equipes vencedoras da competição, realizada em outubro de 2010. As equipes são de Cachoeira de Minas, Itajubá e Pouso Alegre.

Alunos do ensino fundamental e médio vencedores da etapa estadual do Torneio de Robótica Educacional FLL (First Lego League) receberam na segunda-feira (28) Bolsas de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os alunos fazem parte das três equipes vencedoras da competição, realizada em outubro do ano passado. As equipes são dos municípios de Cachoeira de Minas, Itajubá e Pouso Alegre.

"Dentro do escopo de atividades da Fapemig, consideramos a disseminação do conhecimento científico por meio de iniciativas deste tipo, uma das mais importantes. Elas despertam o espírito de competição colaborativa e principalmente talentos", disse o presidente da Fundação Mario Neto Borges.

O First Lego League é um dos principais torneios de robótica do mundo. Ele foi criado pela fundação norte-americana First – For Inspiration and Recognition of Science and Technology, em português, "Para a Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia", com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e fazer com que elas sintam-se motivadas a seguir por este caminho no futuro profissional. Em 2003, a Lego entrou como parceira da competição, que hoje é toda voltada para a base educacional da empresa.

Em 2010, sob o tema do meio de transportes, fizeram parte do circuito mundial várias cidades (etapa regional) e oito estados (etapa estadual), incluindo Minas Gerais. As 49 equipes vencedoras da etapa estadual disputaram a etapa nacional, realizada em novembro passado, em São Paulo. A equipe campeã foi do Estado de Pernambuco.

No início do ano, é lançado o desafio do Torneio, dividido em duas partes: projeto de pesquisa e robô. Trabalhando em equipes de até 10 pessoas, os jovens de 9 a 15 anos são guiados por um orientador. Durante o Torneio, as equipes têm um curto período de tempo para criar um robô autônomo que deve seguir uma missão pré-estabelecida e ainda apresentar uma solução inteligente para os jurados. Os times vencedores da etapa nacional garantem a vaga para representar o Brasil em três torneios mundiais da First, o Word Festival 2011, que ocorre nos Estados Unidos, e em torneios na Europa e Ásia.

(Ascom Fapemig)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s