Premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) anuncia hoje (25), no auditório do MP, a partir das 14h, a classificação das ações premiadas do 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Desde o seu lançamento, em 1996, a iniciativa recebeu 1.426 inscrições válidas, e 311 foram premiadas, com o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades. Nesse contexto, três iniciativas do Ministério da Educação (MEC) estão este ano entre as 10 premiadas:

– “Programa Banda Larga nas Escolas”, da Secretaria de Educação a Distância.

– “Portal de Periódicos da Capes”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

– “Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso)”, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esses projetos, ao lado dos demais premiados, terão breves apresentações durante o evento, quando também serão lançados o livro contendo o relato das experiências selecionadas em 2010 e a 16ª edição do Concurso Inovação.

Apoio internacional

O Concurso Inovação conta com o apoio da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ).

A 15ª edição do prêmio concederá visitas técnicas internacionais à França e à Alemanha, cursos no Japão e bolsas para cursos da ENAP – entre eles, o de Especialização em Gestão Pública.

Os vencedores também serão contemplados com certificado, assinatura da Revista do Serviço Público, Selo Inovação e publicação dos relatos no Banco de Soluções (disponível no hot site do prêmio – http://inovacao.enap.gov.br/) e em livro.

Tecnologias de inclusão

As três experiências premiadas do Ministério da Educação têm em comum a aplicação de tecnologia para promover inclusão e disseminar conteúdos voltados à melhoria do ensino público.

O Programa Banda Larga nas Escolas investe na conexão digital para beneficiar alunos das escolas públicas urbanas nacionais. Até o segundo trimestre de 2010, já estavam conectadas 47.204 escolas, correspondendo a 84% da meta inicial de atender 56 mil instituições de ensino. Esse número de conexões beneficia aproximadamente 30 milhões de alunos da rede pública, sem ônus para os estados e municípios. O modelo de parceria público-privada que viabilizou o projeto prevê o serviço de conexão até 2025, com perspectiva de o benefício se manter como obrigação nas futuras concessões de exploração de telefonia e transporte multimídia no país.

O Educasenso, um sistema eletrônico, é o mais completo cadastro de escolas, alunos e docentes da educação básica do país. A inovação está em ser um banco de dados único, de base nacional, alimentado por dados e informações que vêm diretamente das escolas, por meio da internet. O sistema permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional. As informações são armazenadas no banco de dados. São conteúdos individualizados e, por essa característica, se ampliam as possibilidades de comunicação com outras bases de dados do governo federal, o que se reflete em maior articulação na política educacional e maior efetividade do gasto público com a educação.

Voltado ao ensino superior e às instituições de pesquisa, o Portal de Periódicos da Capes oferece consultas e acesso aos textos completos de artigos publicados em 23.925 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e mais de 124 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. O acesso à biblioteca eletrônica, via internet, está no site www.periodicos.capes.gov.br, de forma gratuita às organizações autorizadas. Em 2009, foram baixados mais de 65 milhões de documentos, entre textos completos e abstracts.

Fonte: Enap/MP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s