Olimpíada Brasileira de Física para Escolas Públicas (Obfep) premia estudantes do estado de São Paulo

OBF_2011.JPG

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) premiou os alunos do estado de São Paulo que participaram da 2° edição da Olimpíada Brasileira de Física para Escolas Públicas (Obfep). Os participantes foram alunos e professores do 9° ano do ensino Fundamental e do 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

O projeto foi criado em 2010 para valorizar e incentivar a melhoria do ensino e estudo das ciências nas escolas estaduais de ensino técnico e federal. Teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A exemplo do que ocorre em outros países, essa disputa intelectual incentiva e estimula o interesse dos alunos pela física.

"Nosso objetivo é inserir essas ações na vida dos alunos para que assim possam buscar o sucesso e a permanecer por mais tempo na escola. Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica, promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência, ampliar o uso das tecnologias e dos canais de colaboração entre as universidades, institutos de pesquisa, sociedades cientificas e escolar públicas", explica Euclydes Marega, coordenador geral da OBF.

Dentre as 900 escolas que se envolveram com a Olímpiada, somando 40 mil estudantes participantes, as de ensino técnico estaduais e federais mereceram destaque, pois são nessas instituições que estão os melhores alunos do sistema público. As questões distribuídas foram focadas na relação entre a física e o futebol e foram elaboradas por uma comissão de professores especializados na área.

(Ascom SBF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s