Olimpíada de Astronomia movimenta estudantes nesta sexta-feira (13)

Olimp%C3%ADada-Brasileira-de-Ast.jpg

Destinada a jovens dos ensinos fundamental e médio, a competição se realiza numa única fase, na própria escola dos participantes.

Se realiza hoje (13) a 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2010, foram 786 mil alunos. Já para esse ano, são esperados 800 mil.

Além das medalhas e certificados, os mais bem classificados no Nível 4 (ensino médio) conhecerão as instalações do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Segundo João Canale, coordenador da OBA, as questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico.

Ele afirma ainda que a área é carente de profissionais especializados e que há poucos professores formados: "A OBA surge com o objetivo de atrair os jovens, que, no futuro, serão os mestres em Astrofísica", prevê Canale.

A competição distribuirá 30 mil medalhas. Os 100 estudantes mais bem colocados serão convidados a participar de um curso de astronomia. E os cinco jovens com melhor desempenho nesse curso disputarão a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Já os que se classificarem entre a sexta e a décima posições do curso vão para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. A OBA ainda escolherá 30 equipes de cinco alunos para a Jornada de Foguetes e 60 jovens para a Jornada Espacial.

A olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas.

(Ascom SAB)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s