3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

Link para a página inicial.

O Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP recebe desta segunda-feira até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.

Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de 20 reais para equipes de escolas públicas e 40 para equipes de escolas particulares.

Como nas edições anteriores, o Museu custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Sobre

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo.

A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes.

CALENDÁRIO

Inscrições 30/05 a 09/08
Fase 1 15/08
Fase 2 22/08
Fase 3 29/08
Fase 4 05/09
Fase 5 12/09
Fase 6 15 e 16/10

Contato:

Camila Delmondes

Assessoria de Imprensa

Museu Exploratório de Ciências

Universidade Estadual de Campinas

(019) 3521 1816 / (019) 9281 0354

Anúncios

8 Respostas para “3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

  1. jair da silva

    Gostaria de saber se alunos do ensino fundamental e médio da EJA podem participar da olimpíada de história?

  2. Izael De Araujo

    Quero saber se é a escola que se inscreve ou o próprio aluno?

    • Caro Izael,

      a ONHB é uma olimpíada em equipes de até 3 participantes com um professor como responsável. Um mesmo professor pode ser responsável por várias equipes diferentes e os membros das equipes devem estudar na mesma escola. Conforme o regulamento da ONHB, recomenda-se que a inscrição seja feita por um professor ou pelo diretor da escola.
      http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/inscricoes/regulamento

      Sugerimos ler com bastante atenção o regulamento antes de se inscrever. De qualquer maneira, recomendamos a participação nessa competição. É uma grande oportunidade de estreitar os laços de amizade com seus colegas e ao mesmo tempo aprofundar seus conhecimentos em História do Brasil.

      Caso tenha outras dúvidas é só nos procurar!

      Abraços
      Equipe Rede POC
      INSTITUTO DE OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

  3. Maria das Dores Fernandes Barroso

    Oi !Meu nome é Maria das Dores Fernandes Barros,formada em história pela a UFAC,estado do Acre,trabalho nas redes estadual e municipal,gostaria muito de participar da olimpíada de história do brasil,mas estou trabalhando na coordenação rural na secretaria municipal de educação.Adoro história principalmento a do Brasil,estou sempre lendo para realizar minhas atividades pedagógicas na minha função de coordenadora,mas, oriento alunos de um programa denominado PEEM,(programa especial do ensino médio).Parabéns pela organização das olimpídas.

    • Prezada Profa. Maria das Dores, agradecemos pelos elogios e a parabenizamos pelo seu trabalho. Estamos à sua disposição na Rede POC!
      Att. Equipe Rede POC

  4. Gostaria de saber se pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar da Olimpíada de História ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s