Olimpíada de Química do Rio de Janeiro – inscrições até 12 de agosto

logo2011.png

Voltada para alunos do ensino médio, competição estadual recebe inscrições até 12 de agosto.

Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, que conta também com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Colégio Pedro II. A primeira fase será realizada no dia 19 de agosto e a segunda fase ainda não tem data definida.

A OQRJ tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química e influenciar na melhoria do ensino, além de aumentar o contato desses jovens com as universidades. Há dois tipos de inscrição: da escola (que agrupa os alunos participantes, sem limitação do total de estudantes por instituição) e a individual, em que o aluno se inscreve sem estar vinculado à escola em que estuda.

Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/ até 12 de agosto.

Em 2010, cerca de dois mil alunos participaram da primeira fase e apenas 200 passaram à etapa seguinte. Para este ano, a expectativa é de que a adesão seja ainda maior: "Estamos no Ano Internacional da Química e isso, naturalmente, acaba despertando um interesse maior entre os alunos", declara André Pimentel, coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio. Na primeira fase, os candidatos solucionam 20 questões objetivas; já na segunda, a dificuldade aumenta com cinco questões discursivas.

Os vinte melhores da OQRJ 2011 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química 2012 e, com isso, se beneficiarem do projeto "PUC por um semestre", que os preparará para a etapa nacional. Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova "Desafios em Química" (provas rigorosamente iguais), os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.

Inscrições alunos/professores: http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/.

(Ascom da PUC-Rio)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s