Brasileira recebe prêmio internacional por reconhecimento em química

images?q=tbn:ANd9GcRNtntSh8IyjNXmTBfPi-ir6qAT5rcSZ7FFstVFmabV7Es_L4-I
Vanderlan Bolzani, professora do Instituto de Química da Unesp, de Araraquara, receberá o prêmio IYC 2011 Distinguished Woman in Chemistry pelo reconhecimento de seu trabalho na área de química.

Ela está entre as poucas mulheres internacionais que receberão a homenagem promovida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla inglês), em evento Iupac 2011 World Chemistry Congress, de 30 de julho a 7 de agosto, em San Juan, Porto Rico.

Trata-se de "um enorme reconhecimento" internacional, já que a seleta lista reúne nomes como o da israelense Ada Yonath, que recebeu o Prêmio Nobel em Química de 2009.

Dentre outros quesitos, a seleção dos premiados é baseada nas contribuições significativas em Química ou Engenharia Química conquistadas na academia, na gestão em uma organização de ciências químicas e excepcionais realizações e conquistas profissionais, em uma das áreas mencionadas acima.

Natural de Santa Rita (PB), Vanderlan é farmacêutica graduada pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre em química orgânica e doutora em ciências, títulos obtidos pelo Instituto de Química da USP. Está no quadro docente da Unesp desde 1980. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Química no Instituto Politécnico e Universidade Estadual de Virgínia, Estados Unidos, com apoio de Bolsa da Fapesp.

Em meados de 2010, tornou-se a primeira latino-americana membro honorário da européia The Royal Society of Chemistry, uma das mais conceituadas e tradicionais sociedades científicas do mundo.

(Jornal da Ciência)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s